Clique para voltar pagina inicial

Historial do Clube

Clube Juvenil Boa Viagem

O Clube Juvenil Boa Viagem - Instituição de Utilidade Pública, com sede na Rua Francisco de Ornelas, Bairro do Corpo Santo, Freguesia de Nossa Senhora da Conceição, Cidade de Angra do Heroísmo (Património Mundial), Ilha Terceira - Açores

Deu origem a este clube, dois anteriores clubes existentes no Bairro do Corpo Santo

( Beira-Mar Futebol Club e Sesimbras ). Com a junção destes clubes, em 16 de Julho de 1976 foi fundado o “ Boa Viagem Futebol Club “. A designação Boa Viagem, vem da homenagem à Padroeira do Bairro do Corpo Santo ( Nossa Senhora da Boa Viagem ), que se encontra no Altar principal da Ermida de N.S. da Boa Viagem. Em 19 de Dezembro de 1979, são criados Estatutos próprios e o clube passa a ser denominado por “ Clube Juvenil Boa Viagem “.

O objectivo da constituição desta instituição foi o desenvolvimento da prática desportiva, cultural e recreativa dos seus associados.

O clube iniciou as suas actividades com Futebol onze, Futebol de Salão, Atletismo, Andebol, Basquetebol, mais tarde apareceu a actividade de Ginástica de Trampolins e Desportos Acrobáticos.

A modalidade de Futebol de onze na altura a equipa apenas realizava torneio com equipas de outras freguesias, uma vez que não éramos Federados. Foi com o Futebol que efectuamos a primeira deslocação à Ilha do Faial em 1977, realizando um jogo com a equipa do Angustias Futebol Club

Este clube formava muitos atletas de Futebol que mais tarde ingressavam nos clubes mais importantes da cidade de Angra do Heroísmo.

Com o aparecimento da Delegação dos Desportos de Angra do Heroísmo, as modalidades de Andebol, Atletismo e Basquetebol tiveram o inicio das suas actividades com uma equipa por modalidade no ano de 1977.

Para além da actividade desportiva, o clube também desenvolveu outras vertentes nomeadamente culturais, com a realização de uma peça de teatro, concursos, elaboração de um folheto informativo da responsabilidade de António Pimentel Azevedo ( Flash Informativo ) e outras.

Com o desenrolar dos anos, algumas modalidades perderam importância no desenvolvimento desportivo nomeadamente o Futebol de onze, Futebol de Salão e Atletismo, sendo extintas no inicio dos anos 80.

A nossa Sede foi construída no r/chão da Ermida de N.S.Boa Viagem, com o Sismo de 1980, que destruiu grande parte do parque habitacional da Ilha Terceira, a sede também foi bastante afectada de tal modo que o clube ficou paralisado.

Mais tarde, graças a Paulo Jorge Pimentel da Silva, conseguiu-se reconstruir a sede social e activar a actividade desportiva nas modalidades de Andebol masculino e Basquetebol feminino.

A partir da época desportiva de 1983/84, através dos Dirigentes Augusto Terceira da Silva ( Andebol ) e Ângelo Sousa Vaz Faria ( Basquetebol ) começou-se com actividades regulares de andebol e basquetebol, para além da constituição de equipas seniores também constitui-se equipas dos escalões de formação, foi grande o desenvolvimento no desporto local.

Andebol

A Actividade de Andebol nem sempre foi constante, havendo épocas que não foi possível activar a modalidade, nomeadamente nas épocas de 1987 a 1993, nas épocas de

1993/1994 através dos Dirigentes José Henrique Silva Martins Pereira e Filipe Alexandre V. Rocha, a modalidade renasce tendo o seu melhor pico na época de 1996/1997.

Foi neste ultimo período 1993 a 1998 que o andebol mais se desenvolveu, tendo o clube todos os escalões de formação Bambis, Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores, Seniores.

Foi também neste período que ganhamos diversos Campeonatos da Ilha Terceira, Campeonatos Regionais dos Açores e participamos pela primeira vez no Campeonato Nacional da 3ª Divisão, para além de equipas masculinas também conseguimos constituir uma equipa feminina.

Vários atletas dos escalões de formação participaram nas Selecções de Ilha e Selecções Regionais.

Neste momento a modalidade não se encontra em actividade.

Ginástica de Trampolins

A Actividade de Ginástica de Trampolins teve o seu inicio na época desportiva de 1995, através dos Dirigentes Maria do Natal Lemos e Serafim Mário da Silva esta modalidade de desporto individual com atletas do sexo feminino e masculino, granjeou grande simpatia no desporto local por ser uma modalidade que na ilha não era praticada já à alguns anos.

Participamos em diversos Torneios e Campeonatos de Ilha, nas classes de Mini-Trampolim e Duplo Trampolim bem como Campeonatos Regionais e Nacionais.

O clube recebeu diversos troféus pelos resultados alcançados.

Vários atletas dos diversos escalões participaram nas Selecções Regionais

Devido à ausência de técnicos qualificados a modalidade foi encerrada em 1999.

Basquetebol

A Actividade de Basquetebol feminino, desde sempre a mais regular, com o entusiasmo de Paulo Jorge Pimentel da Silva, António Manuel Vaz Godinho e Ângelo Sousa Vaz Faria, tem sido a modalidade, que mais prestigio têm dado ao clube, nomeadamente pelos resultados alcançados, estes resultados também se devem a todos os Treinadores, Atletas e Dirigentes, que colaboraram com esta instituição.

Sempre, foi lema dos responsáveis pelo clube apostar na formação desportiva, por isso, desde à alguns anos, o clube tem tido equipas nos escalões de Mini A, Mini B, Iniciadas, Cadetes, Juniores e Seniores.

Os escalões de formação tem sido um item muito importante na vida da colectividade, nomeadamente pela continuidade na formação desportiva, proporcionando uma prática de qualidade a um número alargado de jovens praticantes, ajudando-os também a aprender a ser melhores praticantes e melhores cidadãos.

Com o trabalho desenvolvido temos conseguido apurar atletas com qualidade para participarem nas Selecções de Ilha (ABIT), Selecções Regionais Açores e Selecções Nacionais, bem como alimentar a nossa equipa sénior.

Com as nossa equipas da formação regularmente participamos nos Campeonatos Regionais dos Açores – Taças Nacionais e Encontros Nacionais.

De destacar a presença da nossa atleta Mónica Seidí, na Selecção Nacional que participou em vários Torneios Internacionais, tendo sido a primeira Açoriana a disputar as meias finais num Campeonato da Europa de Basquetebol Juniores que se disputou na Hungria no ano de 2002.

De facto é a equipa sénior feminino que tem projectado o nome do clube para patamares superiores desde o longínquo ano de 1989, tendo o clube participado no Campeonato Nacional da 2ª Divisão, no Campeonato Nacional da 1ª Divisão e no Campeonato Nacional da Liga Feminina.

Com a continuação dos anos o clube granjeou grande simpatia por parte dos seus associados e publico, conseguindo alcançar um invejável palmarés desportivo, sendo reconhecido pelas entidades oficiais.

Em 1992, pelo trabalho que tem vindo a desenvolver com acções meritórias nas modalidades desportivas foi concedida a atribuição de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública

Galardoado com o titulo “Clube do Ano” 1996/97 - I Gala de Basquetebol, organizada pele Associação de Basquetebol da Ilha Terceira.

Galardoado com o titulo “Clube do Ano” 1997/98 - II Gala de Basquetebol, organizada pele Associação de Basquetebol da Ilha Terceira.

RECONHECER O MÉRITO “ época de 2000/01 o clube foi galardoado por S. Exa. o Ministro da Juventude e do Desporto Armando Vara, com o prémio pela acção

exercida junto dos jovens durante o ano 2000, proporcionando uma prática de qualidade a um número alargado de jovens praticantes, ajudando-os a aprender a ser melhores praticantes e melhores cidadãos.

Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo a 20 de Setembro de 2002, aprovou por unanimidade a proposta de recomendação para atribuição da “MEDALHA DE MÉRITO MUNICIPAL DO DESPORTO” ao Clube Juvenil Boa Viagem, apresentada pela Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Angra do Heroísmo

O clube foi galardoado pelo Governo Regional dos Açores, em 2002, com o prémio “Resultados e Classificações Nacionais”na I Gala do Desporto Regional.

O clube foi galardoado pelo Governo Regional dos Açores, em 2003, com o prémio “Resultados e Classificações Nacionais”na II Gala do Desporto Regional.

O clube foi galardoado pelo Governo Regional dos Açores, em 2006, com o prémio “Resultados e Classificações Nacionais”na V Gala do Desporto Regional.

O clube foi galardoado pelo Governo Regional dos Açores, em 2007, com o prémio “Resultados e Classificações Nacionais”na VI Gala do Desporto Regional.

Pontos Altos:
Subida para a 2ªDivisão 1989/1990
Subida para a 1ªDivisão 1997/1998
Subida para a Liga Feminina 1998/1999
Campeão Nacional 1ª Divisão 2004/2005
Finalista da Taça de Portugal 2005/20006
Finalista Super Taça 2005/2006
Finalista da Taça de Portugal 2006/2007

Palmarés Desportivo no Basquetebol

No escalão de MINIS
Participação nos Torneios Nacionais

No escalão de Iniciados femininos,
Vencedor Campeonatos de Ilha desde 1987 a 2007
Vencedor de vários Torneio de Abertura – Taças de Ilha – Torneio Encerramento 1987 a 2007
Vencedor de vários Campeonatos Regionais dos Açores
Participação no I Torneio Nacional Basquetebol, classificando-se no 2º lugar Zona Sul, ficando apurado para a final classificando-se no 4º lugar 2005/2006
Neste escalão várias atletas participaram ou participam em Selecções de Ilha (ABIT) e Selecções dos Açores

No escalão de Cadetes femininos,
Vencedor Campeonatos de Ilha desde 1987 a 2007
Vencedor de vários Torneio de Abertura – Taças de Ilha – Torneio Encerramento 1987 a 2007
Vencedor de vários Campeonatos Regionais dos Açores
Participação nas Taças Nacionais nos anos 2003 – 2005 – 2007
Neste escalão várias atletas participaram ou participam em Selecções de Ilha (ABIT) e Selecções dos Açores

No escalão de Juniores femininos,
Vencedor Campeonatos de Ilha desde 1997 a 2006
Vencedor de vários Torneio de Abertura – Taças de Ilha – Torneio Encerramento 1997 a 2007
Vencedor de vários Campeonatos Regionais
Participação Taça Nacional no ano 2003

No escalão de Seniores femininos,
Vencedor Campeonatos de Ilha desde 1977 a 1979 – 1984 a 1989 – 1991 a 1997
Vencedor de vários Torneio de Abertura – Torneio Encerramento 1997 a 2007
Vencedor de vários Campeonatos Regionais 1979 a 1989

Sénior Feminino, Campeonatos Nacionais
1989/90 - 4º Classificado Campeonato Nacional da 2ª Divisão
1990/91 - 4º Classificado Campeonato Nacional da 2ª Divisão
1991/92 - 5º Classificado Campeonato Nacional da 2ª Divisão
1992/93 - 4º Classificado Campeonato Nacional da 2ª Divisão
1993/94 - 3º Classificado Campeonato Nacional da 2ª Divisão
1994/95 - 3º Classificado Campeonato Nacional da 2ª Divisão
1995/96 - 3º Classificado Campeonato Nacional da 2ª Divisão
1996/97 - 2º Classificado Campeonato Nacional da 2ª Divisão
1997/98 - 9º Classificado Campeonato Nacional da 1ª Divisão
1998/99 - 11ºClassificado I Liga Feminina
1999/00 - 1º Classificado Campeonato Nacional 2ª Divisão ( Séries Açores )
1999/00 - 3º Classificado Campeonato Nacional 2ª Divisão (Fase Final )
2000/01 - 1º Classificado Campeonato Nacional 2ª Divisão ( Série Açores )
2000/01 - 4º Classificado Campeonato Nacional 2ª Divisão, Fase de Apuramento
2001/02 - 3º Classificado Campeonato Nacional 1ª Divisão,
2002/03 - 10ºClassificado V Liga Feminina
2003/04 - 12ºClassificado VI Liga Feminina
2004/05 - 1º Classificado Campeonato Nacional I Divisão Campeão Nacional
2005/06 - 4º Classificado VIII Liga Feminina
2006/07 - 4º Classificado IX Liga Feminina

Também pontualmente foram criadas equipas masculinas de basquetebol, que dignificaram o nome do clube nas provas que participaram.

Este Clube foi fundador das seguintes Associações de modalidade.

Associação de Andebol da Ilha Terceira

Associação de Basquetebol da Ilha Terceira

Associação de Ginástica de Trampolins e Desportos Acrobáticos da Ilha Terceira

Neste momento o clube faz-se representar ao nível desportivo através da modalidade de Basquetebol feminino, com o empenhamento de todos os dirigentes, treinadores e Atletas totalizando o número de 120 pessoas

« retroceder

Classificação
Equipa J V D
1 Vitoria SC Guimarães 0 0 0
2 AD VAGOS 0 0 0
3 AFC 0 0 0
4 Algés 0 0 0
5 CAB Madeira 0 0 0
6 GDESSA Barreiro 0 0 0
7 Olivais Coimbra 0 0 0
8 Ovarense 0 0 0
9 Quinta dos Lombos 0 0 0
10 SL Benfica 0 0 0
11 U.Sportiva 0 0 0
12 BoaViagem 0 0 0
Newsletter

VISITANTES:
Free Hit Counter
Free Hit Counter
® Via Oceânica 2007 - Todos os direitos reservados